Prof. Allan Cupertino recebe o prêmio de Melhor Tese do mundo pela IAS-IEEE

Postado em 29/jul/2021

Você sabe o que é um Annus mirabilis? O pesquisador coordenador da Gesep Allan Cupertino sabe muito bem! Através de seu doutorado publicou mais de 10 trabalhos em revistas de alto fator de impacto, foi selecionada como a melhor tese de doutorado em engenharia elétrica da UFMG, recebeu o prêmio de melhor tese em Eletrônica de Potência do Brasil, e esta semana teve mais uma conquista.

Ele recebeu a notícia que sua tese de doutorado foi escolhida como a melhor do mundo pela IAS (Industry Applications Society) do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers). Esse prêmio seleciona todos os anos trabalhos excepcionais que contribuíram com a evolução de aplicações na indústria. Ano que vem ele deverá ir aos Estados Unidos para receber a premiação.

Ao chegar ao Gesep essa tarde o Allan não soube conter sua alegria. Ao som da música “Tema da Vitória”, ele deu uma volta olímpica, e agradeceu a todos os pesquisadores que o fazem evoluir a cada dia.

2021_07 -Allan_v2

Sua tese foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduaçao em Engenharia Elétrica da UFMG, intitulada “Modeling, Design and Fault-tolerant Strategies for Modular Multilevel Cascaded Converter-based STATCOMs”. A UFV, através do Centro de Pesquisas GESEP, e a Aalborg University, na Dinamarca, foram muito importantes para o desenvolvimento do trabalho, uma vez que ele interagiu com outros pesquisadores, e trabalhou intensamente em parcerias que fizeram o seu trabalho atingir um nível de destaque internacional.

Segundo o Prof. Remus Teodurescu, com quem Allan trabalhou um ano na Dinamarca, o momento é de celebrar essa conquista.

Já o seu orientador Prof. Seleme Isaac da UFMG, escreveu algumas palavras sobre o que contribuiu para o sucesso do Allan: “Um traço característico marcante do Allan é a sua empatia. Isto, associado  à sua competência, sua proatividade e à sua ética, explica  o enorme sucesso do seu trabalho, com método e assertividade. Estas qualidades se somam, fazendo dele um excelente pesquisador, um professor motivante e um orientador prestimoso.”

E quais contribuições o trabalho do Allan teve para conquistar esse prêmio?

O ponto principal de ataque da minha tese de doutorado foi prover soluções para reduzir os custos de compensadores síncronos estáticos (STATCOMs). Este é um mercado bastante aquecido devido à grande penetração de fontes energia renovável, sobretudo energia solar e eólica no sistema elétrico. A característica intermitente da geração eólica e solar resulta em instabilidades e problemas de qualidade de energia no sistema elétrico que podem ser resolvidos pelos STATCOMs.

Os custos de um STATCOM são divididos em custos de aquisição do equipamento (CAPEX) e custos operacionais (OPEX). O OPEX está relacionado com as perdas de energia e a manutenção do STATCOM. Costuma-se dizer que as perdas destes dispositivos não são medidas em watts, mas em milhões de dólares. Minha tese de doutorado propõe soluções para reduzir as perdas de energia e aumentar a confiabilidade de STATCOMs, por meio do uso de conversores modulares multinível aliado ao projeto com foco em confiabilidade e estratégias de tolerância a falhas.

Allan mostra para o Brasil que mesmo com poucos recursos é possível realizar pesquisas de qualidade, e deixa uma mensagem para quem está na pós-graduação:

“É muito difícil justificar o sucesso baseando-se em um único fato. Vou me arriscar, fazendo algumas simplificações. Começarei com o clichê: “quem gosta do que faz não precisa trabalhar”. Busque trabalhar em uma linha de pesquisa que lhe cause empolgação, que lhe desperte interesse. Além disso, acho que o sucesso é uma equação que depende do esforço, dedicação e trabalho (elevado ao quadrado).  Sempre fui uma pessoa bastante esforçada e sempre me interessei por aquilo que ainda não está nos livros. Quanto a dedicação, bem, quem trabalha comigo sabe o quanto me dedico para tornar o GESEP cada vez mais forte e conhecido ao redor do mundo. Em relação ao trabalho, gostaria de ressaltar um ponto importante. Eu atribuo o sucesso ao trabalho em equipe. Durante meu doutorado, eu tive oportunidade de cooperar com mais de 15 pesquisadores de diferentes níveis de formação (graduação, mestrado e doutorado) e instituições. Acho que ter a possibilidade de trabalhar em equipe é uma virtude cada vez mais importante na pesquisa, ainda mais em um cenário de recursos escassos.”

Atualmente, Allan é professor do CEFET-MG em Belo Horizonte, e membro do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica do CEFET-MG. Pesquisadores que tenham interesse em trabalhar com ele, podem concorrer duas vezes por ano para entrar no programa de mestrado.