Histórico

A sigla GESEP significa Gerência de Especialistas em Sistemas Elétricos de Potência. A Gerência foi criada no ano de 2009 e desde sua criação tem contratado alunos com alto potencial intelectual, mas que sejam capazes de trabalhar em equipe.
A primeira reunião geral aconteceu em Agosto de 2009, no Restaurante Gerais, onde após um almoço entre os membros foram discutidas e definidas metodologias para que os trabalhos fossem desenvolvidos com alto desempenho.
A segunda reunião geral aconteceu em Maio de 2011. Nesta reunião foram criados os cargos de Especialistas. Nela houve a fala do Presidente do GESEP, Afrânio Ruas, e do Mestre Ancião Victor Dardendo. Ambos ressaltaram a importância do grupo no desenvolvimento acadêmico, e os pontos positivos de se trabalhar em equipe.
Outra atividade importante na integração da equipe é a pelada que ocorre para a comemoração das bolsas. Nela muitos membros que não tem oportunidade de jogar em outros locais devido ao seu talento, recebem a oportunidade de mostrar suas habilidades.
Os projetos têm sido desenvolvidos nas áreas de Energia Eólica, Energia Solar e Qualidade de Energia. A gerência tem como foco pesquisas, mas também objetiva uma formação profissional única no ambiente universitário, para que os alunos sejam destaques nas melhores empresas do país e também em cursos de pós-graduação.

Sistema Elétrico de Potência na UFV
A área de Sistemas Elétricos de Potência da Universidade Federal de Viçosa é composta por quatro professores.


José Carlos da Costa Campos

Possui mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2009). Desenvolve trabalhos nas disciplinas Proteção de Sistemas Elétricos, Instalações Elétricas Prediais e Industriais e Qualidade de Energia Elétrica. Experiência em Geração, Transmissão e Distribuição de Energia, com aplicação em seminários sobre alternativas de energia (eólica, solar,biomassa).

   

José Tarcísio de Resende

Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá (1994) e Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia (1999). Atualmente é professor Adjunto III na Universidade Federal de Viçosa. Trabalha na área de Sistemas Elétricos de Potência, com ênfase em Máquinas Elétricas, Eletromagnetismo e, Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica. Atualmente tem pesquisas em Fontes Alternativas de Geração de Energia e Modelagem de Máquinas Elétricas.

   

Mauro de Oliveira Prates

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Viçosa (2006) e mestrado em Engenharia Agrícola (2009) na mesma instituição. Foi professor substituto do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Trabalhou como engenheiro eletricista em uma multinacional do ramo de mineração. Atualmente cursa doutorado em Engenharia Elétrica na Universidade Federal de Juiz de Fora, e é professor Assistente I do Departamento de Engenharia Elétrica da UFV.

   

Heverton Augusto Pereira

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Viçosa (2007), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2009). Trabalhou na área de Riscos de Crédito do Itaú-Unibanco e atualmente é professor Assistente II do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Viçosa. Suas pesquisas estão relacionadas a Fontes Alternativas de Energia - Eólica e Solar, e também a Qualidade da Energia Elétrica.